Retrospectare, retrospectiva em latim soa quase como um feitiço saído dos livros de J.K., uma espécie de feitiço do tempo. E é com a minha varinha platinada da Versace comprada na H&M ao som de “I know you want me” em companhia da minha amiga Pippa M. que lanço a vocês a BRRUN Retrospectare!
Uma Fashion Retrospectiva de 2011 sem Fátima Bernardes e com o coração cheio de saudades e louco por um novo “Bad Romance” com J.G.
Enjoy!
Um, dois, três, quatro e Raquel Zimmermann, Karen Elson, Milo Spijkers e Lowell Tautchin, remexem para maison francesa Lanvin em estréia da campanha f/w 11 ao som de “I know You Want Me” do cantor americado PitBull.
http://brrun.com/2011/08/lanvin-fw-11-campaign/
O mundo descobre a androginia de Andrej Pejic, o sérvio desfilou Haute Couture e entrou para a lista da revista masculina FHM como uma das mulheres mais sexys do mundo. E apareceu em diversas categorias aqui no BRRUN.COM.
Lea T. brasileira, transexual, nasceu Leandro e com muito orgulho vem contando através do universo da moda sua história.
Rick Genest ou Zombie Boy, de limpador de fachadas passou a ícone da nova geração de modelos. Estrelou campanha para Mugler, participou de “Born This Way” da cantora Lady Gaga e uma série de editorias de moda aqui no BRRUN.
John Galliano é demitido da Christian Dior e equipe da maison faz o encerramento do desfile e causa comoção na comunidade fashion.
http://brrun.com/2011/08/174-dias-sem-john-galliano/
O Atelier Versace volta para o lineup de desfiles de Alta Costura.
http://brrun.com/2011/11/asap-versace-haute-couture-ss-12/
Giambattista Valli ganhou status de Haute Couture na Chambre Syndicale de Paris, da Fédération Française de la Couture.
Azzedine Alaïa volta a inspirar corações em seu retorno as passarelas de Haute Couture.
Edição nº1, Top nº1, chegou as bancas em novembro a primeira edição da Harper’s Bazaar Brasil.
http://brrun.com/2011/10/harpers-bazaar-brasil-1/
Thierry Mugler retorna as passarelas, mas desta vez apenas como Mugler, e sob direção criativa de Nicola Formichetti.
Paco Rabanne também se junta ao time de regressos e volta sob a batuta de outro grande mestre: Manish Arora.
ELLE Paris, Vogue US, Glamour Germany. Uma foto, três capas ou jogo dos sete erros?! Carey Mulligan em todas.
Lady Gaga e seus clipes carregados de informação de moda e a versatilidade de um estilo que comporta de Alaïa a Versace.
Londres ganha uma nova princesa, Kate Middleton e o principe William se casam. E de quebra os fascinators de Philip Treacy para Eugenie e Beatrice causaram furor.
Ronaldo Fraga deixa SPFW e desabafa: “Tenho convicção de que a moda acabou”.
Presente de Natal: Prada abre primeira loja no Brasil no Shopping Cidade Jardim.
Christophe Decarnin sai da Balmain direto para rehab.
Troca troca fashion, sai Carine Roitfeld, entra Emmanuelle Alt e a Vogue Paris segue em frente.
A Vogue Hommes Internacional perde Francesco Cominelli. Encontrado morto em seu apartamento em Paris. O caso segue sem solução.
Trajetória de Alexandre McQueen é exposta no The Metropolitan Museum of Art, e foi o nosso primeiro post no blog.
http://brrun.com/2011/05/king-without-a-crown/
Maior revista do mundo: Visionaire 61.
http://brrun.com/2011/11/visionaire-61-larger-than-life/
As fotos de Steven Klein ganham exposição no Brasil no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura).
http://brrun.com/2011/07/steven-klein-no-mube-em-agosto/
O casal de fotógrafos Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin. Vieram ao nosso país expor sobre a Holanda (país da dupla), e claro, incontáveis colaborações com editoriais e campanhas de moda que também foram postadas durante o ano aqui.
Um beijo contra o ódio. Mais uma brilhante campanha da United Colors of Benetton, mas o Vaticano não aprova, e a foto do Papa Bento XVI e o imã egípcio Ahmed el Tayyeb teve a veiculação barrada.
http://brrun.com/2011/11/benetton-unhate-campaign/
20 x Dazed & Confused, vinte anos, vinte capas. Todas clicadas pelo seu co-fundador Rankin.
http://brrun.com/2011/11/20-x-20/
Museu Valentino Garavani: todo o acervo do estilista a sua disposição, numa experiência 3D de moda italiana.
http://brrun.com/2011/12/pandoras-box/
Ousadia & valentia, Itália cansa do monopólio das semanas de moda, e atropela todas colocando seu lineup em conflito. Guerra Fashion.
http://brrun.com/2011/11/fashion-war/
Um pedaço da elegância parisiense se vai com Hélène Rochas, diretora da Rochas. Hélène foi a diretora mais jovem de uma empresa na França.
http://brrun.com/2011/08/a-morte-da-elegancia/
90’s e o signo do desejo envolvendo a Versace, Margareta van den Bosch convence Donatela e a H&M tem a parceria do ano.
http://brrun.com/2011/10/versace-for-hm-campaign/
No Brasil, a C&A muda de estratégia e fecha parcerias com designers internacionais, reformula a imagem colocando nossas principais modelos como rosto da marca e fecha o ano com mais uma coleção de Gisele Bündchen desfilada pelos corredores do Shopping Iguatemi.
O prêmio de coração partido do ano fica com Adele, e o mundo descobre uma voz incrível e um rosto que faz a moda abrir espaço para o plus size. “Faço musica para os ouvidos, não para os olhos”.
A mídia se converte e desmistifica o talento de Sarah Burton, infelizmente ou não, graças a um vestido de noiva. A frente da Alexander McQueen a designer mantém o DNA e o universo mágico da maison.
Onde andaria Telma & Louise? O roubo do ano foi no grupo LVMH: coleção da Marc Jacobs é roubada a caminho do showroom e carregamento de bolsas da Louis Vuitton também.
Campanha s/s 12 da Donna Karan causa polêmica na última semana de dezembro. A foto foi clicada em Jacmel, cidade ao sul do Haiti com a modelo Adriana Lima ao lado de jovens haitianos. O Haiti foi a inspiração da marca, mas a mídia reage com antipatia e vê luxo versos fome e pobreza.
http://brrun.com/2011/12/genealogia-da-moda/
Depois de muitas escolhas erradas, Kate Moss acerta e no meio do furacão, John Galliano faz o vestido e aparece junto à amiga na Vogue de setembro.
No começo do ano o modernismo e minimalismo dão as mãos e Hussein Chalayan reaparece. Ganha exposição e conquista uma nova fã, Lady Gaga.
http://brrun.com/2011/08/hussein-chalayan-fashion-narratives-estreou-este-mes-no-musee-des-arts-decoratifs-em-paris/
Telefone sem fio: vestido Dolce & Gabanna tem vestido branco rendado nas capas de três edições da Vogue em países diferentes.
A Riachuelo não fica para trás e carrega um time de peso da moda brasileira para suas araras. Juliana Jabour, André Lima, Martha Medeiros e Clô Orozco (Huis Clos), Cris Barros e Pedro Lourenço.
A sétima arte também deixa sua marca, num top 4 vale a pena ver de novo, ‘The Game of Things’, ‘The Murder of Jean Seberg’, ‘The Lake’ e ‘Scapel/Stradivarius’.
FELIPE HICKIMAN
felipehickiman@brrun.com
Fotos: Divulgação