King Without a Crown


Daphne Guinness by Sølve Sundsbø for Harper’s Bazaar UK, May ’11 (The Real McQueen).

Maio está sendo considerado o mês dele, Alexander McQueen, e é seu extenso trabalho que vemos povoando jornais, editoriais e enfim as salas do MET (The Metropolitan Museum of Art) em NYC.
Mas como resumir o trabalho de uma vida inteira em um post? É como tentar descrever a grandiosidade da Esfinge em apenas uma página de pergaminho. Mas eu prometo dar o meu melhor ao lhes guiar por: Alexander McQueen: Savage Beauty.

(Clique nas imagens para aumentar/Click images to zoom.)


Folder, Alexander McQueen: Savage Beauty.

Tudo começa com um tributo, uma homenagem da fotografa americana Annie Leibovitz para Vogue US em forma de editorial juntando as peças da última coleção do designer “Angels and Demons”, os anjos de Sandro Botticelli e os demônios de Hieronymus Bosch, inacabada e com apenas 16 peças que foram desfiladas em clima de luto no salão dourado na sede de François Pinault.


E no final de Fevereiro foi comunicado a imprensa a abertura da exposição: Desvendando Alexander McQueen: Savage Beauty juntamente com a divulgação de algumas fotos.

Chega Abril e nós nos deparamos com o editorial “Alexander the Great” da Vogue US de Maio com 6 peças da exposição clicadas por Steven Meisel.




E enfim Maio chega e o famoso baile do MET inaugura a exposição de Lee. Umas das amigas mais próximas, Daphne Guinness, decide fazer uma performance na vitrine da Barneys na 61st street com a Madison para escolher em público sua roupa para o evento. E o último vestido provado, claro, é também o escolhido e ela parte para o museu.

Vejam o vídeo:

Mas em se tratando de vitrine, a Bergdorf Goodman também presta sua homenagem.



Começa então o desfile de Haute Couture pelos degraus do MET. Confira os melhores vestidos da noite.


Daphne Guinnes by Sarah Burton for Alexander McQueen.


Gisele Büdchen by Alexander McQueen.


Shalom Harlow by Marchesa.


Christina Ricci by Zac Posen and Zac Posen.


Blake Lively by Chanel.


Naomi Campbell by Sarah Burton for Alexander McQueen.


Liv Tyler by Givenchy.


Florence Welch by YSL and Stefano Pilati.

De modo geral, Haute Couture ou não a cor da noite foi o Branco. Vestidos a parte vamos agora conhecer o que se passava na mente de Alexander McQueen e a riqueza de detalhes que às vezes passam despercebidos. O curador do MET, Andrew Bolton organizou a exposição que conta com 70 peças no total. Com vocês, Savage Beauty!

ROMANTIC MIND.

“Você tem que conhecer as regras para quebrá-las. É para isso que eu estou aqui, para demolir as regras, mas para manter a tradição. ”
– Alexander McQueen.




ROMANTIC GOTCHIC AND CABINET OF CURIOSITIES.

“As pessoas acham as minhas coisas, por vezes, agressivas. Mas eu não vejo isso como agressivas. Eu vejo isso como romântico, lidando com um lado escuro da personalidade “.
– Alexander McQueen.





ROMANTIC NACIONALISM.

“A razão pela qual sou patriótica sobre a Escócia é porque eu acho que tem sido dada uma mão muito difícil a ela. É comercializada em todo o mundo como. . . Haggis. . . gaitas de foles. Mas ninguém nunca coloca nada de volta para ela. ”
– Alexander McQueen.




ROMANTIC EXOTISM.

“Eu quero ser honesto sobre o mundo em que vivemos, e às vezes a minha política vem através do meu trabalho. A moda pode ser muito racista, olhando para as roupas de outras culturas como fantasias. . . . Isso é mundano e é velho. Vamos quebrar algumas barreiras “.
– Alexander McQueen.



ROMANTIC NATURALISM.

“Eu sempre amei a mecânica da natureza e para uma maior ou menor extensão do meu trabalho sempre leva essa imformação.”
– Alexander McQueen.





ROMANTIC PRIMITIVISM.

“Eu tento empurrar a silhueta. Para alterar a silhueta é mudar o pensamento de como nós olhamos. O que eu faço é olhar para antigas tribos Africanas e ao modo como se vestem. Os rituais de como se vestem. . . . Há um monte de tribalismo nas coleções. ”
– Alexander McQueen.


O resultado dessa carreira gigantesca e brilhante culminou no livro que leva o mesmo nome da exposição e será lançado em 31 de Maio de 2011, com uma pré-venda através da Amazon. E se não vai poder ir até NYC confira a exposição atráves do blog do Metropolitan Museum’s, a página é super didática e cheia de explicações sobre cada coleção. Não perca, ela espera por vocês!

By Felipe Hickiman.
felipehickiman@brrun.com

[+]
Alexander McQueen,
MET,
Blog.MET,
Vogue US,
Harper’s Bazaar UK,
Barneys,
Bergdorf Goodman.
[Pics ©advertisement.]