Fashion War



Nem tudo são plumas, paetês e fascinators no mundo da moda. Assim que a Fashion Week parisiense acabou e mal Elie Saab havia organizado seu backstage, Mario Boselli, (Presidente da Câmara Nacional de Moda italiana) arrancou o pino e jogou a granada: adiantando a Fashion Week de Milão, passando por cima das datas de Nova York e Londres.

Congelando o tempo e relendo o parágrafo acima fui transportado para o quadro de Delacroix, (La Liberté Guidant le Peuple), feito em comemoração a revolução de 1830. Se essa história fosse italiana e não francesa, aposto que a Liberdade estaria vestida de Versace sendo seguida por milhares em Dolce&Gabbana.



Mas, Boselli não está libertando ninguém de coisa alguma e a resposta veio rápida. Anna Wintour já ameaçou boicotar a semana de moda de Milão e Diane Von Furstenberg – CEO do CFDA – em 21 de outubro, pediu em carta aberta para que Milão reconsiderasse suas datas, honrando o acordo feito em 2008 entre todas as cidades.

“Temos de proteger a indústria”, disse Von Furstenberg para o The New York Times.

Longe de intimidar, o presidente largou no ar um… “Falamos sobre isso depois, depois das semanas de moda F/W 12.”



“Mal entendidos” e yadda,yadda,yadda sem fim. As boas novas vêm de trincheiras londrinas. Stella McCartney e a segunda linha da McQ soltaram um comunicado oficial transferindo seus desfiles para Londres.

O British Fashion Council está resplandecente, nunca fez segredo de querer a volta de designers londrinos para sua FW. Se trazer a Burberry em 2009 foi um passo importante, com Stella e McQueen, seu pelotão ganha mais duas estrelas.



Stella aproveita para voltar as suas raízes e terá a agenda cheia em Londres. Abrindo uma segunda loja, em Brompton Cruz 91-97 Fulham Road SW3 6RH, que contará com sua linha infantil e também aproveitando para anunciar o seu papel como Diretora Criativa da Adidas para as Olimpíadas de 2012. E ainda a abertura da exposição “World of Stella”, na Selfridges.

Assim como Stella, Sarah B. também terá uma nova loja em Londres, mas apenas na primavera, o desfile será uma introdução do que estará na 14 Dover Street London W1S 4LW, com 4 andares e 273 metros quadrados que abrigará toda coleção feminina, masculina e acessórios.



Preparem seus casacos, pois o inverno 12 será rígido e não poupará nenhum desavisado!

FELIPE HICKIMAN
felipehickiman@brrun.com

Fotos: Vogue US, november 11 — Call in the Cavalry — Arizona Muse & Jeremy Irvine by David Sims.