14º Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio S/S 12


(Akihito Hira F/W 11 – 13ºPRMH @agência fotosite)

Release Oficial.

A 14° edição do Prêmio Rio Moda Hype abre a temporada de verão do Fashion Rio 2012, no dia 29 de maio no Píer Mauá. Desta vez, quatro novos talentos do Rio de Janeiro vão apresentar os seus looks no maior evento de moda na Cidade Maravilhosa: Branchée, Dobra, André Lucian e Velt.  Também desfilam nesta edição, Akihito Hira e Sann Marcuccy, do Distrito Federal, Lucas Magalhães, de Minas Gerais, Soddi, da Bahia, Martins Paulo, do Piauí, e Janiero, de São Paulo.

O Prêmio Rio Moda Hype acontecerá em dois blocos de desfiles, no mesmo dia, cada um com a participação de cinco estilistas, que vão levar para as passarelas um total de 100 looks, criados especialmente para o evento. Dos dez estilistas selecionados para esta edição, três deles produzem moda masculina (Akihito Hira, Soddi e Velt), outros seis moda feminina (Martins Paulo, Lucas Magalhães, Branchée, André Lucian e Janiero) e dois criam peças unissex (Sann Marcuccy e Dobra).

Festa das Cores

No que depender dos estilistas participantes da 14ª edição do Prêmio Rio Moda Hype, esta temporada de desfiles da coleção Primavera-Verão 2012 será uma espécie de “homenagem” às cores. O primeiro bloco de desfiles será embalado pelos tons mais neutros, discretos, com as coleções de Akihito Hira, Velt e André Lucian, com destaque para o negro dos estilistas Janiero e Sann Marcuccy.

Já no segundo bloco, uma explosão de cores invade a passarela, homenageando a chegada das estações que mais combinam com o Rio de Janeiro. Os cinco novos talentos que vão colorir o primeiro dia do Fashion Rio se inspiraram em diferentes referências culturais: Martins Paulo tomou como base os círculos de Beatriz Milhazes, o bahiano Soddi o Festival de Holi, Lucas Magalhães explorou o grafismo de Roy Lichtenstein, Branchée aproveitou o universo sacro e barroco, e a Dobra usou referências artsy-urbanas, abusando das estampas.

Nesta edição, uma verdadeira Festa das Cores se fará na passarela de mais uma edição do PRMH no Fashion Rio.

PRÊMIO RIO MODA HYPE

Lançado em 2004, o projeto Prêmio Rio Moda Hype é um evento em formato de concurso, dedicado a lançar os novos estilistas da moda nacional. O objetivo é descobrir e estimular novos talentos, proporcionando, por meio da premiação, a entrada no mercado. Esta iniciativa foi apontada como a mais importante de inclusão de novos talentos do Brasil, segundo a revista italiana Collezioni.

O Prêmio Rio Moda Hype tem paralelo somente com o London Fringe – evento que seleciona Novos Talentos na Inglaterra para desfilar no London Fashion Week, também lançado em 2004.

O Prêmio Rio Moda Hype é o único projeto para Novos Talentos com seleção democrática e inclusiva, uma vez que é feita com inscrições pela internet, com abrangência nacional, realizado numa semana de moda oficial. Hoje, o PRMH conta com representantes de diversas regiões do país, como: RJ, SP, ES, PR, BA, DF, PI, CE, PE, BH, SC, RS, RN e MG.

A realização do PRMH no calendário da moda brasileira no Rio de Janeiro é resultado das ações do Inbracultmode – Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design, cuja missão é descobrir e incubar novos talentos.  Nos últimos 14 anos de trabalho voltados para o segmento de novos talentos, os empresários Robert Guimarães e Fernando Molinari promoveram iniciativas como a Babilônia Feira Hype (1996), ponto de partida de mais de quatro mil novas marcas e mais de 300 empresas implantadas, como o PRMH (2004), com 70 novos talentos apresentados nas passarelas e o Portal Roda da Moda (2007).

O site www.rodadamoda.com apresenta vídeos, fotos e web docs com mais de 300 mini documentário sobre arte, moda e processos criativos de estilistas e artistas plásticos. Entrevistas e filmagens também estão no portal, como a cobertura do Inhotim e imagens das principais exposições de arte da cidade. No Roda da Moda, encontram-se todos os vídeos dos desfiles e os mini-documentários com os estilistas das edições anteriores do Prêmio Rio Moda Hype.

INBRACULTMODE

A abertura do Instituto Brasileiro de Cultura Moda e Design (Inbracultmode) vem oficializar a prática de responsabilidade social, profundamente ligada ao trabalho desenvolvido pelos seus fundadores. A missão do instituto é incubar o novo criador, abrindo canais de acesso no mercado de trabalho para a gestão de seus negócios.

Também é objetivo do Inbracultmode estimular, fomentar e divulgar a moda, o design, a arte e o artesanato, além de agregar os valores criativos peculiares de cada região, consolidando a identidade do design brasileiro, o que fortalece a economia criativa nacional. O Inbracultmode oferece ferramentas de acesso ao conhecimento e a educação através da cultura.

MODA NA POLÍTICA

A MODA TERÁ REPRESENTAÇÃO GARANTIDA NA FRENTE PARLAMENTAR DE CULTURA NO CONGRESSO NACIONAL

O presidente do INBRACULTMODE, Robert Guimarães, representante Regional Sudeste do Colegiado Setorial de Moda (órgão vinculado ao Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC/MINC), foi convidado para representar os setores de MODA e DESIGN na Frente Parlamentar de Cultura no Congresso Nacional.

No 1° Seminário Nacional de Cultura da Moda/MINC foram eleitos pelo setor: Robert    Guimarães, representante da região Sudeste, Paulo Borges, representante do segmento empresarial, Ronaldo Fraga, representante criativo, Francisca Raimunda Nogueira Mendes, representante institucional, entre outros representantes de várias regiões do país.

“A cultura e toda a sua pluralidade está sendo repensada junto às políticas culturais do país. A moda, agora que obteve, finalmente, a sua representação reconhecida pela sua importância na construção da cultura brasileira, precisa acompanhar estas composições para que o setor seja entendido e contemplado através das políticas culturais no âmbito federal, estadual e municipal. O Rio de Janeiro vem sendo um bom exemplo, pois foi pioneiro na inclusão da moda na lei estadual de incentivo a cultura e já esta organizado para a criação da Câmara Setorial de Moda na ALERJ”, comenta Robert Guimarães.

INCENTIVANDO NOVOS TALENTOS DA MODA

O Prêmio Rio Moda Hype tem como objetivo principal promover ações de fomento e inclusão para novos empreendedores no mercado empresarial nacional. A parceria formada entre a INBRACULTMODE e o SEBRAE vem mais uma vez viabilizar a realização do evento, que revela novos talentos de todo o país e oferece suporte para novos empreendedores no setor da moda. Nesta edição, dois participantes do projeto SOCIAL CARIOCA (idealizado pelo Sebrae), Branchée e Velt, estarão comercializando suas coleções para o atacado no RIO-À-PORTER.

ESTILISTAS

AKIHITO HIRA (DF)

A coleção Botanist tem como inspiração a alfaiataria mimética. “O sábio no jardim prostava-se a pensar sobre o artifício de insetos que se convertiam em folhas acinzentadas até com manchas e defeitos. Essa deliciosa mentira que lhe confundia, vislumbrava uma rica fauna brasileira. O silencioso mimetismo revelava cautelosos fingimentos. Camisas que parecem paletós, paletós que na verdade são coletes, bermudas que lembram camisas. Nesse jardim de sonhos, o sábio sorria do tênue silêncio expectante sobre os universais segredos, envoltos de paredes de medo com a esperança da seiva eterna”. Esta é a 3° vez que o estilista é selecionado pelo Prêmio Rio Moda Hype, sua primeira participação foi na 12° edição do evento.

JANIERO (SP)

A Janiero, grife feminina de moda íntima e moda praia, traz para o verão 2012 sua marca registrada – as cores – inspirada no festival hindu Holi, também conhecido como Festival das Cores. Neste festival, que acontece todo ano na Índia, entre fevereiro e março, as pessoas saem às ruas e se pintam de cores vivas, jogando pó colorido umas nas outras para celebrar a chegada da primavera. O espírito é otimista, jovem, alegre e de união, características que vêm ao encontro dos valores da nossa marca. a estilista Thaise Medaglia Ferreira é uma das estreantes da 14° edição do Prêmio Rio Moda Hype.

SANN MARCUCCY (DF)

A coleção “Baba Yaga” é baseada em cores escuras, com transparências que remetem ao tom mais fresco.  A modelagem faz sobreposições de peças justas por baixo de peças volumosas. É uma coleção unissex e desenvolvida com várias técnicas artesanais de aplicações com fitas e construção de tecidos por aplicação de emborrachados. A coleção tem inspiração em um personagem chamado Baba Yaga, uma espécie de bruxa que representa o lado selvagem da mulher e tem como hobby “manipular as formas do mundo”. A cartela de cores do Verão 2012 Sann Marcuccy é essencialmente dark e o tule aparece na maioria dos looks da coleção, que traz diferentes texturas. Sann Marcuccy, 26 anos, estréia nesta edição do Prêmio Rio Moda Hype.

VELT (RJ)

A nova coleção da Velt é inspirada em homens acostumados a colocar a mão na massa, bem dispostos, que fazem consertos e ajustes em suas casas. Gostam de construir e reparar as próprias coisas. A coleção GET TO WORK! é a união do estilo dos trabalhadores californianos, dos uniformes contemporâneos, ao dos designers e artistas. Roupas confortáveis, improvisadas e funcionais compõem a coleção. A calça social, velha, torna-se um uniforme. As bermudas, muitas vezes, surgem de calças cortadas. As camisas sociais com t-shirts deixam os looks espontâneos e descompromissados – seu grande diferencial. As peças, naturalmente desgastadas e surradas, queimadas de sol, respingadas de tinta e esgarçadas são consequência desse estilo de vida. Esta é a primeira vez que a Velt participa do Prêmio Rio Moda Hype.

ANDRÉ LUCIAN (RJ)

O estilista procura mostrar nesta coleção, inspirada nas obras do artista Kevin Francis Gray, um homem que, assim como as esculturas, é subjugado ao peso de vestir, do esconder, do massacrar. Um homem que precisa lutar e transformar todos os seus valores e caminhar sem medo, raiva, intolerância. Um processo que se envolve por cores fortes e suas progressões, tentando chegar a uma leveza quase intangível nos tons mais sutis. Tecidos que juntos são opostos, transparentes, com uma mistura de matérias que representam o esconder e o libertar. A coleção Face Off apresenta o esconder da face do homem, que transfigurado demonstra temor pelo dia do amanhã. A desconstrução de um estado de espírito apreensivo para uma sensação de leveza, de liberdade e de paz. O estilista André Lucian é estreante no Prêmio Rio Moda Hype,

MARTINS PAULO (PI)

A coleção parte dos círculos onipresentes nas obras da artista plástica brasileira Beatriz Milhazes. Do universo multicolorido e geométrico apresentado pela artista saíram peças que remetem a telas tridimensionais. Está será a 6° vez que o estilista participa do evento.

LUCAS MAGALHÃES (MG)

A coleção do estilista Lucas Magalhães para o Verão 2012, “LichtensteinING” – Inspirada na obra de Roy Lichtenstein (pintor norte americano identificado como grande representante da Pop Art), explora a percepção e técnicas deste artista para criar uma coleção colorida e gráfica. Roy Fox Lichtenstein usava cores como: azul marinho, amarelo, vermelho, cinza e branco. Fazia contornos em preto para realçar mais suas pinturas. Esta será também a cartela de cores desta coleção. Das obras de Lichtenstein foram trazidas as cores fortes, os traços marcantes e um foco nos pontos Ben-Day, que foram ampliados, reduzidos e simplificados até chegar ao círculo, forma que está presente nas modelagens. O estilista Lucas Magalhães participa pela segunda vez do Prêmio Rio Moda Hype.

BRANCHÉE (RJ)

“Ai minha nossa senhora! Que roupa usar?” Apelo feminino freqüente, que pede como resposta – “Como reza o figurino…” Mais que uma orientação, uma salvação, se possível um milagre em momentos de “desespero”: festas, encontros, compromissos, lazer, etc. Santa que nos dê uma luz e dite “como reza o figurino.” Nesse jogo com as palavras surgiu “Nossa Senhora dos Vestidinhos”, santa da Branchée que inspira a coleção 8 e com ela uma oração: “Minha nossa senhora dos vestidinhos e das saias justas com o pretinho básico e urgente. Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto a inspiração e criatividade. Vós que és uma santa das mulheres desesperadas e mal vestidas, dai-me coragem para fazer bonito esta noite. Livrai-me das tendências que não me elegem uma mulher elegante e fazei com que eu consiga me vestir como se vestisse um legitimo Chanel. Serei grata e levarei seu nome a todas que usam desta mesma fé. Muito obrigada.” Latina e feminina nossa santa foi reunindo elementos do imaginário religioso e inspirando os modelos diferenciados que caracterizam a marca. Carolina Herszenhut, 30 anos, participa pela primeira vez do Prêmio Rio Moda Hype.

SODDI (BA)

Absorvendo a referência holística presente na “festa da cor”, como também é conhecida, o designer traz para a coleção leveza através do estilo e das matérias primas utilizadas. Estas se misturam em texturas e composições que harmonicamente se equilibram entre suas diferenças. O Designer faz um recorte entre três temas, O Fim do Mundo, Os Festejos Holi e a Psicologia da Cor. E sobre uma óptica tão quanto lúdica e sensorial, questiona-se ao expectador. Será que realmente o mundo um dia irá acabar? Será esse o último verão de nossas vidas? Que seja então o melhor verão de todos os tempos!
Inspirada nos festejos Holi, a Soddi traz uma explosão de cores para o verão 2012. Uma grande festa que homenageia a renovação da vida. Esta é a segunda vez que o estilista participa do Prêmio Rio Moda Hype

DOBRA (RJ)

A Dobra criou uma coleção inspirada nas pessoas que absorvem o que a rua as oferece de lifestyle e rebatem com mais informação.  Elas têm necessidade de se expressar no mundo real e virtual, criando, admirando, consumindo ou divulgando a cultura artsy-urbana. São criativos e informados, compartilham dezenas de informações com milhares de pessoas por dia. Muitas vezes são criadores de sua própria arte. Na coleção ArtsyFreaks, a t-shirt foi muito explorada, nas maneiras de modelar, Silkar, tingir e costurar. Foram criadas, ainda, peças bastante elaboradas, como saias de seda pura, que se arrastam pelo chão. Esta é a segunda vez que o estilista Antonio Guedes participa do Prêmio Rio Moda Hype.

PONTOS DE VENDA

AKIHITO HIRA

Espaço Akihito Hira (SHCN CL QD 313 Bl C loja 30 Asa Norte – Brasília)

Mercadinho Chic – Shopping ID – Brasília/DF

SANN MARCUCCY

FASHIONROOM (Rua Estados Unidos, 388. Jardim Paulista – São Paulo-SP. (11) 31329089); LETAHI (Alameda Araguaia, 762, loja 13 – Shopping Flamingo – Alphaville-SP. (11) 41932290); ADOM (Rua de Santana -222 – Recife-PE. (81) 32693097); SABBIA ROSSA (Rua José Napoleão, 403, loja 5 – Fortaleza-CE. (85) 32422396); DALAII STORE (Rua Professor Bernardo, 59, Centro – Uberlândia-MG. (34) 32367376); NATACHA MINCZUK (Rua José Bonifácio, 474 – Araçatuba-SP. (18) 34412200); PRISCILLA SANDRI (Rua 15 de Novembro, 2107 – Campo Grande-MT. (67) 30434443); FY CONVIDA (Rua Aspicuelta, 441, Vila Madalena – São Paulo-SP. (11) 30327979)

MARTINS PAULO

D’sdan – Teresina| PI – (86) 3235 4702

BRANCHÉE

Atelier BRANCHÉE (Rua Joana Angélica, 158/105 – Ipanema/RJ)

Lojas Multimarcas: Caravana Holiday (Rua Aristides Espínola, 121, Leblon)

DOBRA

Showroom Humaitá (Rua Conde de Irajá, 98, Humaitá, Rio de Janeiro)

SODDI

Loja Ateliê (Rua João Gomes, 87, loja B1, Free Shop (71) 3018-1800 – Bairro Rio Vermelho); Revenda exclusiva em São Paulo (Galeria Mundo Mix, 2559, (11) 3063-1892 – Rua Augusta, Esquina c| alameda Lorena)

LUCAS MAGALHÃES

Goodmood Store (R: Alvarenga Peixoto, 575, Lourdes – Belo Horizonte/ MG – Cep: 30160-120 – Tel: (31) 3291- 1890 / 3291- 1890)

JANIERO

Surface to Air (Alameda Lorena, 1985 – São Paulo – (11) 3063 4206); Doll (Avenida Torquato da Silva Leitão, 550 – Piracicaba); Dona Santa (Av: Manoel Rudge, 1184, Prq Monte Libano, Mogi das Cruzes); e Amies (Av. Primeiro de maio, 569. Brusque – SC
(47) 8481.3546)

LINEUP

Os desfiles acontecerão em dois blocos.

1º Bloco – 18h30

Akihito Hira,
Janiero,
Velt,
André Lucian,
Sann Marcuccy.

2º Bloco – 20h00

Martins Paulo,
Lucas Magalhães,
Branchéé,
Soddi,
Dobra.

By Bruno Capasso.
brunocapasso@brrun.com

[+]
PRMH.