Neste ano o natal vai ter um gosto diferente, musicalmente falando. A Very She & Him Christmas, do duo de Los Angeles, She & Him, é uma bela opção para quem quer quebrar (e não-quebrar) o tradicionalismo do natal. Quer escandalizar? Experimente Reindeer’s Time do Idiot Glee. Sua prima adolescente vai detestar a banda logo de cara, mas garanto, a trilha sonora vai ser sucesso.
Se há anos e anos o Frank Sinatra vem cantando no seu natal, sendo esporadicamente substituído por Roberto Carlos ou Simone, acredito que está faltando alguma criatividade musical aí.
Especias de natal sempre foram considerados cafonas. Hoje em dia, nem tanto. Talvez pelo fato de o Justin Bieber ter gravado um disco de natal as pessoas ainda tenham preconceito. É normal.
Mas em um ano como dois mil e onze, em que oitentismo esteve em alta, nada mais pode ser considerado cafona sem uma análise severa. Mudaram-se os conceitos!
E a prova disso, vemos em A very She & Him Christmas. Toda a graciosidade de Zooey Deschanel e M. Ward, compilada em músicas tradicionais de natal. Uma aposta certeira. Melodias calmas, canções conhecidas, vocais alinhados, clima festivo e ligeiramente animado. A beleza do natal traduzida em 12 faixas que farão sua tia de oitenta anos cantarolar e rodopiar com sua sobrinha de seis.
Assista The Christmas Waltz no The Tonight Show:
E Rockin’Around the Christmas Tree no The Ellen Degeneres show:
Mas, se natal com família não vai ser a sua e você é do tipo que somente carrega uns resquícios dessa festa clássica, o Idiot Glee é mais a sua cara.
James Friley não lançou um, mas sim dois discos em homenagem a data. Reindeer’s Time e An Idiot Glee Christmas. Reindeer’s é mais moderninho, cheio de sintetizadores e fora do padrão “natal”. Já An Idiot(…) é mais tradicional, acústico e com coralzinho charmoso.
Os dois discos você ouve à vontade nos links: Reindeer’s Time – An Idiot Glee Christmas.
Vale lembrar que a Lady Gaga, a Norah Jones, Little Red e o Wye Oak também gravaram suas versões.
As que valem a pena, muito a pena, são a do Little Red e do Wye Oak. Confira nos links.
Bom, agora ninguém tem motivo para achar o natal sem graça. Porque no mínimo, a música vai ser boa.
Feliz Natal!
MARINA RIMA
marinarima@brrun.com
Fotos: Divulgação