By Gérard Uféras — Dior Spring/Summer 2012 Haute Couture
O tempo, os tempos… Em tempo? A tempo? Veremos que…
“…Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo…”
Maria Bethânia – Oração ao Tempo
Um texto para falar de Alta Costura, o trabalho da maison francesa mais famosa, onde o espírito de seu criador ainda é sentido. Uma chama inventiva dos anos 40 conhecida como “New Look”.
Vogue Italia, March 2012 — A Lady in Spring — Marie Piovesan by Paolo Roversi and styling by Panos Yiapins — Piovesan wears Dior Spring/Summer 2012 Haute Couture
Vogue Japan, May 2012 — Couture To Adore — Anja Rubik by Patrick Demarchelier and styling by Anna Dello Russo — Anja Rubik wears Dior Spring/Summer 2012 Haute Couture
Monsieur Dior ou Christian Dior resgatou a opulência adormecida no pós guerra. Hoje, uma casa repleta de história, com tantos pilares quanto a Acrópole, pilares da moda como Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Frédéric Castet, Gianfranco Ferré, John Galliano e agora após um ano de especulação, Raf Simons.
Dovima by Richard Avedon — wears Dior by Yves Saint Laurent, 1950
Dior by Marc Bohan — Spring/Summer 1967 Haute Couture
Dior by Frédéric Castet — Haute Fourrure Fall 1981
Dior by Gianfranco Ferré — F/W 1989 Haute Couture
Dior by John Galliano — Spring/Summer 1997 Haute Couture
Formado em Ciências Políticas, monsieur começou vendendo esboços de desenhos de seus chapéus, e só em 1938, ainda durante a guerra no sul da França que Robert Piguet, perfumista, lhe deu o primeiro emprego. Em 1941, Christian Dior trabalhou com Lucien Lelong e posteriormente, já estava preparado para abrir sua própria casa. Foi então que em 1946, a Avenue Montaigne ganhava a mítica casa de Christian Dior. Hoje, durante a semana de moda de alta costura parisiense, o desfile mais aguardado é da maison Dior.
Dior by Galliano — Spring/Summer 2011 Haute Couture
Dior by Bill Gaytten — Fall/Winter 2011 Haute Couture
Maison Dior — Spring/Summer 2012 Haute Couture
Charles Frederick Worth foi o predecessor desta técnica minuciosa, que hoje goza de de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões:
- Ter uma Maison.
- Cada uma precisa empregar no mínimo 20 artesãos especializados.
- Situada em Paris, entre as avenidas Champs Elysées, Montaigne e Georges V.
- Os modelos têm de serem artesanais, acabamentos feitos a mão.
- A sede precisa ter ao menos 5 andares, e dispor de um espaço para desfile.
- A marca deve apresentar duas coleções ao ano, em Paris, e cada uma deve ter no mínimo trinta e cinco modelos originais para o dia e para a noite.
Este ano, pela primeira vez, Xangai teve seu primeiro desfile de Alta Costura, e o debut foi feito pela Christian Dior. Neste final de semana, a maison promoveu seu desfile de Spring/Summer 2012 no colonial “The House of Roosevelt”.
Maison Dior — Xangai — Spring/Summer 2012 Haute Couture
Além do desfile, uma exposição temporária está sendo organizada com fotos de Gérard Uféras. O fotógrafo foi o único autorizado para capturar cada instante no atelier da maison e no backstage do desfile da coleção em Paris, que aconteceu no mês de janeiro.
By Gérard Uféras — Dior Spring/Summer 2012 Haute Couture
Agora só nos resta esperar a estreia do garoto belga, prodígio da Jil Sander que traz intrínseco em si, um minimalismo afiado e limpo de savoir faire avant-garde, típico dos estilistas compatriotas que bebem da mesma fonte como Martin Margiela e Dries Van Noten.
Simons será responsável pelas coleções: haute couture, prêt-à-porter e acessórios femininos.
Vous voyez à Paris!
FELIPE HICKIMAN
felipehickiman@brrun.com
Fotos: Divulgação / Arquivo BRRUN.COM