CASA DE CRIADORES
Karin Feller
A estilista Karin Feller se inspirou na aurora boreal em seu inverno 2013. As cores da coleção iam mudando conforme as cores da referência, entrando azul, rosa, verde, roxo, cinza e branco. As peças são definidas por blusas, shorts, macacões e vestidos bem no estilo Karin: soltos, leves, confortáveis. O trabalho com tricô, muito bem feito, é representado em blusas largas e despretensiosas. As estampas eram muito bonitas e divertidas, e toda a coleção atendia exatamente ao que o público da estilista gosta. Pode-se dizer que os looks são bem comerciais, mas a coleção é boa. Destaque para os acessórios, uma parceria de Karin com Carol Bassi.
Mark Greiner
Mark Greiner fez sua coleção partindo do artesanato do Ceará. Como resultado, presenciamos muitos vestidos com aplicações, bordados, tule e brilho; misturados a alguns looks mais sérios, como as peças de alfaiataria. Greiner merece nossa atenção: sua coleção é toda feita a mão e surpreende com bons looks. Os acessórios são muito bons e formam ótimo complemento. O que precisa ser levado em conta foi a falta de linearidade e de enlaçamento de um look ao outro como uma sequência. Em alguns momentos, os looks pareciam distantes. Mas, o trabalho de Mark Greiner é muito interessante e merece atenção.
Danilo Costa
O atual grupo religioso Amish, inspirou Danilo Costa. Uma das características do estilista é a delicadeza que coloca em todas as suas coleções. No masculino e feminino, temos ótimas opções para um inverno alegre. A modelagem é muito boa e proporciona roupas leves e soltas. Amarelo, azul, marrom, rosa e roxo estão em lindas bermudas masculinas, blusas, shorts e vestidos para as meninas. É evidente que Danilo passou por um amadurecimento e agora mostra looks mais sofisticados, mas sem perder o ânimo.
Jadson Raniere
Com o conceito de animais empalhados, Jadson Raniere apresentou suas jaquetas, macacões e vestidos sem ser literal. A coleção era mais sóbria e elegante do que a referência animal, já revisitada por tantos estilistas, poderia trazer. As cores escuras, mescladas com peças de alfaiataria deram um impacto forte. As aplicações de pena localizadas valorizaram as peças no conjunto da obra. Podemos ver boas camisas, blazer e um belo vestido-paletó, peça que apareceu em muitos desfiles do inverno 2013.
Walério Araújo
Walério Araújo sempre faz seu show. Com uma legião de amigos e fãs presentes, ele pinta e borda. O universo da patinação e do nado sincronizado como inspiração dessa coleção estava bem representado nos bodys com muito brilho e transparência. Depois, belos looks de couro preto que podem cair muito bem no inverno, como vestidos e macacões. A silhueta é bem justa e sexy; e preto, vinho, roxo, cinza e branco fazem parte da cartela de cores. A última série de looks na cor roxa, com aspecto plastificado, formam ótimos vestidos com saias ultra volumosas e rodadas. A top Michella Cruz fez bonito na passarela. Walério traz peças que agradam o público, respeitando todos os valores de seu universo.
PONTO ZERO
Camila Freire e Daniela Passatuto (Senac )- Ponto Zero
Denise Emy e Fernanda Sousa (USP)- Ponto Zero
Emanoel Silva e Natália Serafim (Belas Artes)- Ponto Zero
Fernanda Quilici (Anhembi Morumbi)- Ponto Zero
Gralias (Faculdade Santa Marcelina)- Ponto Zero
Hanna Lucatelli (IED)- Ponto Zero
Leonardo da Silva (Estácio de Sá)- Ponto Zero
Thaissa Becho (Senai-Cetiqt)- Ponto Zero
O projeto Ponto Zero me surpreendeu mais do que muitos outros desfiles que já fazem parte do line-up da Casa de Criadores. Fernanda Quilici (Anhembi-Morumbi) apresentou uma coleção encantadora, na cor branca, com muito crochê e peças soltas, em um lindo trabalho artesanal. Emanoel Silva e Natália Serafim (Belas Artes) trouxeram roupas com uma modelagem interessante, e ótimas calças de boca larga, tudo em preto e branco. Leonardo da Silva (Estácio de Sá) surpreendeu pelo ótimo trabalho de bordado com bolas pretas aplicadas; franjas e transparências. Hanna Lucatelli (IED) não mostrou muita novidade, mas fez algumas peças com vazados interessantes. A marca Gralias (Santa Marcelina) foi ganhadora do Ponto Zero com louvor. As estilistas trouxeram muito trabalho manual e surrealismo, com looks surpreendentemente bem feitos e criativos. Camila Freire e Daniela Passatuto (Senac) se destacam por um trabalho com foco na modelagem. A moda praia de Thaissa Becho (Senai-Cetiqt) tem elementos legais, mas falta aprimorar bastante o estilo e a técnica. E para finalizar, o trabalho de Denise Emy e Fernanda Sousa (USP) que é elegante e muito chique, com pérolas aplicadas e roupas lindas.
Confira mais do segundo dia da 32ª Casa de Criadores + fotos do backstage dos participantes do Ponto Zero:
ISABELA SERAFIM
Fotos: Yuri Pinheiro © BRRUN.com