Acabou hoje a 7ª edição do salão Première Brasil que rolou ontem e hoje (22 – 23/01) no Expo Center Norte e nós, do BRRUN.com fomos conferir as novidades para o Verão 2014. 128 expositores de 17 países apresentaram as novidades em primeira mão no principal evento de moda-têxtil da America Latina.
Bettina Witzel assina a cenografia desta edição, Witzel que já trabalhou com Chloé e Karl Lagerfeld é responsável também pelos fóruns de tendência da Première Vision de Paris.
As hostesses do evento vestiam Paula Selby Avellaneda, estilista argentina criadora do House of Matching Color e participante da última edição do festival de Hyères (clique aqui e veja todos os nossos posts de Avellaneda no Festival), Avellaneda criou para as meninas looks com tecidos das marcas Renauxviewe Savyon, as duas de nacionalidade brasileiras, as peças inspiradas na Escócia real e adaptadas para a nossa cultural tropical traziam o xadrez azul combinado com a renda crua, o resultado desse mix de nações não poderia ter ficado mais harmonioso e isso era notável nas meninas que nos recepcionavam.
Enquanto a feira começava a tomar força, Pascaline Wilhelm diretora de moda do Première Vision ministrou uma palestra sobre os highlights do Verão 2014, onde adiantou que listras continuaram a fazer parte dos nossos dias de sol.
A segunda palestra do dia “RACING SWIMWEAR: THE R-EVOLUTION” promovida pela italiana Arena, empresa de swimwear e equipamentos para esportes aquáticos. Apresentação toda feita em inglês, nos mostrou a trajetória e a evolução tecnológica na fabricação das peças para natação e benefícios que a tecnologia pode proporcionar para atletas dessa modalidade.
Após o termino da palestra e de volta a feira, notamos o clima quente entre clientes e fornecedores, com a maioria dos stands fervendo de pessoas e muitas compras sendo efetuadas.
Os stands de Denim eram os maiores da feira, grandes lounges repletos de novidades no setor. Destacamos a empresa Covolan com maiores novidades no departamento, que além da nova máquina Genius de nacionalidade italiana adquirida pela empresa que faz o reuso de 95% da água utilizada nas lavagens do denim, é responsável pelos tecidos Genius Nine e Genius Ten, também traz com exclusividade a inovação “jeans-moletom” que já foi vista fora do Brasil, batizado como jogg jeans pela empresa Diesel. Os jeans estampados também aparecem com força, em animalprint ou em formas gráficas. Por último e não menos importante, a empresa apresenta os jeans espatulados, disponíveis em cinco cores que deixam a peça com uma pegada mais divertida quando usadas com as barras viradas para fora.
O jeans moletom é a grande novidade da Covolan.
Ainda no denim, temos a Cedro que nos apresenta os jeans estampados com uma espécie de camuflado pixelizado, florais e tecido com camada de glitter na superfície. A Cedro possuí um papel bem interessante no desenvolvimento da moda no Brasil, fornecendo material para novos estilistas que chegam até eles com novas propostas, garra e acima de tudo talento, Virgílio da Virgílio Couture, participante da Casa de Criadores é um dos apadrinhados pela empresa.
O camuflado pixelizado e o glitter da Cedro.
Outro setor bastante aquecido na feira são os das empresas de malhas e estamparias, cada um com sua defesa e exclusividades, as mesas de compras estavam quase sempre ocupadas com compradores que buscavam uma cara nova pra o Verão 2014. Atenção especial para o tricot handmade e os prints inspirados na naturezada Lunelli e o tecido “Hebe” da TDB que possuí acabamento brilhante e toque agradável em diversas tonalidades, “Hebe foi uma homenagem a essa mulher fantástica que tivemos!” palavras da representante da empresa justificando a escolha do nome para o tecido. Pontos para a empresa Kalimo e seu grande acervo de estamparia e o serviço de pré-estampa tanto para a estamparia digital quanto rotativa, para a Lunelli com ótimas propostas de aplicação e difusão de imagens trabalhadas com muito bom gosto e elegância, para a TDB com seus brilhos demarcados e pela imensa criatividade na cartela de estampas e RVB pelo mergulho no universo de Xangai à Hong Kong para compor as belezas nas malhas cheias de texturas e brilhos.
Os tricots handmade e os belos prints da Lunelli.
O brilho do Fio de Ouro e o “Hebe” são os grandes destaques da TDB, que também desenvolveu várias estampas inspiradas em muitos universos dando uma nova cara na lingerie e na moda praia.
A variedade de estampas e cores da Kalimo.
Vale ainda destacar: todos os stands que visitamos percebemos a importância em que as empresas oferecem em relação à sustentabilidade. Todas desenvolvem papéis importantes para a preservação do meio ambiente.
Depois de andar pelos inúmeros stands e sermos agraciados com essa enxurrada de informações e cores, sentamos um pouco no Denim lounge onde acontecia um Happy Hour ambientado pela Radio Ibiza tocando um excelente set. E assim termina a nossa experiência nesta 7ª edição da Première Brasil, uma feira de tamanha importância para a moda e que agora já faz parte do nosso calendário de coberturas.
Para ver mais acesse a nossa galeria:
Cobertura: Bruno Capasso & Tiago Gomes
Fotos: ©BRRUN.com