Foram três dias de grande inspiração visual para fashionistas, artistas e interessados no audiovisual em geral e eis que foram anunciados os grandes vencedores da última edição do ‘A Shaded View on Fashion Film’, festival de filmes de moda criado por Diane Pernet.
O júri desta edição era presidido pela crítica e jornalista Elisabeth Quin da Paris Premiére e France Inter e formado pela atriz Rossy de Palma; Elisha Karmitz, diretora multimídia da MK2; Olivier Saillard, Diretor do Musée Galliera; Manish Arora, fashion designer e diretor criativo da Paco Rabane; Daphne Guinness, produtora cinematográfica; Pascale Faure, chefe do departamento de curta-metragem do Canal+; Colette Barbier, diretora da Fondation d’entreprise Ricard; Joseph Ghosh, editor in chief da Conde Nast Digital; Jerry Stafford, diretor criativo da Première Heure; Philippe Azoury, jornalista do Libération; Sam Shahid, diretor criativo; Raphaëlle Stopin, diretor criativo responsável pela Seção de Fotografia do Festival d’Hyeres; Rebecca Blake, fotógrafa e diretora; Thérèse Deprez, figurinista (de filmes que incluem, por exemplo, Cisne Negro); Alice Pfeiffer, jornalista (International Herald Tribune, Le Figaro, New York Times); Philippe Brutus, vice presidente executivo de fotografia da Art + Commerce; Christian Ravera + Guy Guglieri, fundadores da Mixte Magazine e Leonardo Girombelli, Branding & Gerente de Comunicação da thecorner.com.
Vamos aos premiados:
Grande Prêmio ASVOFF, concedido pela MK2:
‘I Want Muscle’, de Elisha Smith-Leverock
Em recente entrevista a Dazed Digital, Elisha Smith-Leverock falou um pouco a respeito de sua incursão em fazer um fashion film a partir de seu trabalho anterior com fotografia e vídeos musicais que oferecem segundo ela menos liberdade em comparação aos filmes de moda, até mesmo por estaremos menos envolvidos a questões de mercados, selos e gravadoras. Dessa forma a forma e o conteúdo acabam se diluindo enquanto que nos fashion films há uma relação mais direta da criação, interceptada apenas pelo estilista em alguns casos.
‘I Want Muscle’ surgiu da vontade de retratar a ambivalência entre força e beleza através do corpo feminino, no qual a vaidade pode coexistir com a agressividade física de um músculo em trabalho ao qual pode parecer ofensivo e repulsivo a muitas pessoas. Para isso ela encontrou a modelo Kizzy Vaines, cuja junção de força e leveza fizeram Elisha escalá-la ao trabalho. Para ela o filme trata desta personagem retratada, sua força e paixão na constituição daquele corpo e principalmente daquela imagem e beleza.
Receber o Grande Premio desta edição foi um imenso prazer e honra a ela que considera Diane e o festival como uma das maiores inspirações em sua personalidade e no seu trabalho com fashion film.
Melhor Direção de Arte:
‘The Fantastic Man Series’, de Lernet & Sander
The Sit Spin in Viktor & Rolf
The Upright Catch Foot Spin in Prada
The Catch Knee Camel Spin in Dries Van Noten
The Camel Spin in Calvin Klein
The Open Upright Spin in Hermès
Melhor Trilha Sonora:
‘Praise Break’, [Director’s cut, 2011], de Eric Weidt para Pop Magazine
Melhor Ator:
Danny Trejo em ‘Onios Don´t Make Me Cry’, de Bryan Adams
Melhor Styling:
‘Twin Parallel’, de Justin Anderson
Beauty Prize, concedido por Shue Uemura:
‘Waters’, de Kira Lillie
Prêmio Jovem Talento, concedido por Portal+Zekka:
‘Is This Real Life’ (Nuptialis Project), de Suzie Q + Leo Siboni
Prêmio Especial de Animação:
‘Exercise in Sartorial Deprivation’, de Davide Bedoni
Prêmio TheCorner.Com:
‘Scapel/Stravivarius’, de Jason Last & Jaime Rubiano
Reveja a nossa seleção de videos do ASVOFF desta edição (e das anteriores!) que fizemos aqui no BRRUN.COM, é so clicar aqui.
MATHEUS MARCO
matheusmarco@brrun.com
Fotos: Divulgação