O barato que (às vezes) sai caro

Outro dia uma amiga comentou comigo que depois que inventaram os sites de compras coletivas, não havia mais justificativa para ter pêlos no corpo. E realmente, não se pode negar que depois da explosão de sites do gênero, os tratamentos então considerados supérfluos ou inacessíveis para muitas pessoas começaram a ser consumidos desenfreadamente. Agora, o que muita gente não considera é o risco à saúde que muitos destes tratamentos podem causar caso não seja realizado de maneira adequada e por profissionais qualificados.

A maioria das ofertas de compras coletivas não traz informações sobre o local que está oferecendo o tratamento ou sobre o profissional que irá realizar o procedimento. Também não são alertados os riscos que os tratamentos a laser ou químicos oferecem, e por conta disso muitos consumidores acabam comprando impulsivamente pacotes que não seriam recomendados para seu caso.

A Sociedade Brasileira de dermatologia já se pronunciou sobre os riscos dos tratamentos vendidos em sites de compras coletivas, pois os mesmos violam as regras de publicidade médica. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo também condena a prática, considerada por eles como antiética.

Veja abaixo algumas medidas de segurança que podem ser adotadas por quem deseja se aventurar nos tratamentos a laser ou químicos:

1 – Antes de iniciar qualquer tratamento consulte seu médico para saber se é realmente indicado para o seu caso.

2 – Verifique se a clínica possuí licença junto a Vigilância Sanitária.

3 – Busque informações sobre o profissional que irá realizar o procedimento. Para o caso de tratamentos a laser, você pode buscar junto a Sociedade Brasileira de Laser.

4 – Ainda sobre os tratamentos a laser, busque saber se o equipamento a ser utilizado tem registro na Anvisa e se está em bom estado de conservação.

Queimaduras decorrentes de tratamento químicos ou a laser são muito graves e por vezes irreversíveis. Por isso pense – e pesquise – bem antes de tomar qualquer decisão. O barato às vezes pode sair MUITO caro.

Roberta Sanches
robertasanches@brrun.com