Max Chilton, 17. ” Dona Eis Requien “. Guitarra e cera. U$ 800.
Esta semana fui conferir no New York Open Center, a “Teen Art Gallery”, uma exposição inteiramente organizada por adolescentes. Foi Audrey Banks, de 17 anos que teve a ideia de criar um evento no Facebook para encontrar jovens que quisessem participar. Recebeu inscrições de 300 pessoas e, com a ajuda da amiga Sonja Tsypin, 17, selecionou os 38 artistas que agora exibem suas pinturas, colagens, fotografias e esculturas.
Samanta Rees, 17. ” Sem Título “. Tinta acrílica sobre papel e madeira. U$ 500.
A “Teen Art Gallery” é uma manifestação contra um mercado exclusivo de arte em Nova York, proporcionando ao público a exposição de jovens criativos, redefine quem pode ser conhecido como artista nos dias de hoje.
Jacob Gordon, 17. ” Redhook “. Filme. U$270.
Passando por aqueles trabalhos, dava para perceber a paixão e a vontade de produzir desses estudantes que, na maioria, ainda nem chegaram à faculdade. O clima era descontraído. As obras começavam a ser exibidas logo na entrada do New York Open Center, onde tem um café cheio de estudantes ocupados em seus laptops ou simplesmente conversando. A exposição continuava no segundo andar, por entre uma sala comunal e dois corredores.
Lily Katz, 15. ” Sem Título”. Digital. U$ 205.
O que mais me surpreendeu, além da qualidade das obras, foi a total despretensão. Aquelas paredes carregavam exatamente aquilo que exibiam: obras de jovens cheios de criatividade e vontade de expressão. Fiquei com muita vontade de fazer o mesmo em São Paulo… Quem sabe dá certo!
AJ Burkle, 16. ” Sem Título “. Óleo s/ tela. U$ 300.
GIULIA BIANCHI
giuliabianchi@brrun.com