A Girl with Kaleidoscope Eyes

Em um mundo onde pouco é novo ou original, e a apropriação de imagens é comum, Lola Dupre define-se distante com suas colagens surreais. Pré-existentes a partir de imagens icônicas de artistas históricos e contemporâneos, bem como imagens de seus amigos e as pessoas ao seu redor, ela manipula e distorce a figura para criar novas obras de arte, mantendo a memória original, porém com novas perspectivas.

Seu trabalho é ao mesmo tempo reflexivo e inovador, combinando elementos que já conhecemos e o que podemos visualizar pós a composição. Nenhum meio eletrônico é utilizado na fabricação de suas colagens, apenas tesoura, cola e muita paciência.

Com uma infância transitando por Paris e Londres, Lola Dupre sempre gostou de colagens, desde os 9-10 anos. Passou maior parte da adolescência experimentando com papel machê e esta foi a verdadeira iniciação em fotomontagem.

Ela utiliza várias impressões da mesma imagem fazendo com que, quando combinados em uma única peça, você obtenha vários tamanhos e dimensões. Segundo Lola, o raciocínio é quase sempre o mesmo: pensar em um conceito e em seguida encontrar uma imagem que possa ser usada para obter o conceito desejado; imprimir diferentes edições em diversos tamanhos e cortar. As abstrações seguem um caminho orgânico, podem começar  em uma linha, mas onde termina é outro assunto, assim a peça ganha vida própria.

Atualmente seu trabalho vem sendo bastante reconhecido e utilizado por fotógrafos e até mesmo editoriais e revistas.

DANILO LISIK
danilolisik@brrun.com

Fotos: Divulgação