Para aqueles que estão no Rio de Janeiro e Curitiba, respectivamente, a Caixa Cultural de cada cidade reservou duas interessantes mostras. A primeira é ‘Andy Warhol 16mm’ que vai de 24 de maio a 05 de junho para os cariocas e quem estiver passando pela cidade. Já na capital paranaense começou a mostra ‘O Documentário Britânico – Dos Anos 30 ao Free Cinema’ de 24 a 31 de maio. Ou seja, mesmo que já estejam rolando, não dá pra deixar de ir.
Rio – Warhol, que teve uma mostra de trabalhos em vídeo exibida no início do ano, retorna à cidade com uma seleção de filmes em 16mm, num total de 22 produções das mais particulares e ousadas. Por exemplo, uma rara projeção de ‘Chelsea Girls’, filme que possui duas telas com áudio e imagens acontecendo simultaneamente e que será exibido como realmente foi pensado, com dois projetores ao mesmo tempo, num tour de force por parte da organização que inclusive precisou de um manual de projeção indicando o momento exato para a entrada dos sons e de cada rolo. Detalhe que é que o filme possui mais de três horas de duração.
Aliás, a idéia do tempo e de uma dupla contemplação, primeiro por parte da câmera e depois dos espectadores é extremamente forte no cinema de Warhol e principalmente nas obras selecionadas. Talvez o caso mais emblemático seja ‘Empire’, possivelmente o filme mais radical da história do cinema, com seus 485 minutos de duração num impressionante registro estático do Empire State Building, que vai da noite até a manhã seguinte. Ao lado dele há outros ensaios de fixação do ‘objeto’ perante a câmera como ‘Blow Job’, ‘Eat’ e ‘Sleep’. Além deles serão exibidos os célebres ‘Screen Tests’, retratos em movimento que Warhol fazia de seus vários artistas e amigos que passavam pela Factory na época.
Já quem desejar filmes com maior movimentação cênica e narrativa, dentro dos limites de seu cinema, as opções podem ser ‘I, a Man’, ‘Lonesome Cowboys’ e ‘My Hustler’. Eu ainda destacaria ‘Outer And Inner Space’, com a superstar e musa de Andy, Edie Sedgwick que sentada próxima a uma televisão assiste a uma imagem pré-gravada de si mesma enquanto é filmada pela câmera de Warhol num efeito de duplicidade e espelhamento brincalhão e sedutor à moda da personalidade de Edie.
Todas as cópias, que vieram diretamente do Museum of Modern Art (MoMa), terão muito, mas muito mais do que apenas seus 15 minutos de fama.
O Free Cinema, considerado por muitos como a Nouvelle Vague Inglesa, teve seu auge criativo nos anos 60, foi um movimento feito a partir de filmes de proposta instigante e olhar dinâmico a acontecimentos cotidianos. Uma característica forte era o enfoque a uma liberdade perante aos temas documentados, deixando que a própria imagem falasse por si, ou seja, deixando que o material impusesse a sua forma e mensagem.
A liberdade presente em seu nome vem também do fato de serem sido realizados fora de um sistema industrial, destacando-se pela atitude presente em sua feitura e condições de realização. Eram diretores, como Lindsay Anderson, que queriam produzir fora das imposições do mercado, do Estado da propaganda bem como da manutenção de um mecanismo voltado às bilheterias.
A maioria dos filmes deliberadamente não possuía narração, fazendo com que assim mais uma vez a apreensão do conteúdo viesse a partir do registro, da montagem e não de uma voz direcionadora. Desejavam com força retratar uma sociologia das pessoas comuns no espaço.
Serviço
‘Andy Warhol 16mm’
A Caixa Cultural do Rio de Janeiro Cinema 2, fica na Av. Almirante Barroso, 25, Centro.
Os ingressos para as sessões custam R$ 2 a inteira e R$1 a meia entrada. Imperdível.
Confira a programação aqui.
‘O Documentário Britânico – Dos Anos 30 ao Free Cinema’
Já a Caixa Cultural de Curitiba fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria da Caixa uma hora antes das exibições.
Programação
Quinta-feira, 26
19h30 – Free Cinema (Parte I)
O Dreamland – dir. Lindsay Anderson (12’)
Mamãe não deixa – dir. Karel Reisz, Tony Richardson (22’)
Juntos – dir. Lorenza Mazzetti (49’)
21h20 – Anos 40 (Parte II)
Terra prometida – dir. Paul Rotha (63)
Que vida! – dir. Michel Law (11’)
Perseguindo o blues – dir. J.D. Chambers, Jack Ellit (6’)
Sexta-feira, 27
19h30 – Free Cinema (Parte II)
Wakefield Express – dir. Lindsay Anderson (30’)
Tempo bom – dir. Claude Goretta e Alain Tanner (17’)
A rua canta – dir. N. Mclsaac, J.T.R. Ritchie (30’)
Todos os dias menos no Natal – dir. Lindsay Anderson (39’)
Sábado, 28
16h00 – Anos 1950
A partir do zero – dir. sem crédito (9’)
Cinco cidades – dir. Terry Bishop (26’)
O invicto – dir. Paul Dickson (34’)
Retrato de família – dir. Humphrey Jennings (23’)
18h30 – Free Cinema (Parte III)
Refugiado – dir. Robert Vas (27’)
Maquinistas – dir. Michael Grigsby (17’)
Nós somos os garotos de Lambeth – dir. Karel Reisz (49’)
Comida à primeira vista – dir. Elizabeth Russel (30’)
21h00
Drifters – dir. John Grierson (45’)
Domingo, 29
16h00 – Além do Free Cinema
Uma batata, duas batatas – dir. Leslie Daiken (21’)
Marcha a Aldermaston – dir. coletiva (33’)
A rua desaparecida – dir. |Robert Vas (19’)
Amanhã é sábado – dir. Michael Grigsby (17’)
Dia de festa – dir. John Irvin (25’)
18h30 – Anos 1950
A partir do zero – dir. sem crédito (9’)
Cinco cidades – dir. Terry Bishop (26’)
O invicto – dir. Paul Dickson (34’)
Retrato de família – dir. Humphrey Jennings (23’)
20h30 – Free Cinema (Parte I)
O Dreamland – dir. Lindsay Anderson (12’)
Mamãe não deixa – dir. Karel Reisz, Tony Richardson (22’)
Juntos – dir. Lorenza Mazzetti (49’)
Segunda-feira, 30
20h30 – Free Cinema (Parte II)
Wakefield Express – dir. Lindsay Anderson (30’)
Tempo bom – dir. Claude Goretta e Alain Tanner (17’)
A rua canta – dir. N. Mclsaac, J.T.R. Ritchie (30’)
Todos os dias menos no Natal – dir. Lindsay Anderson (39’)
Terça-feira, 31
20h30 – Free Cinema (Parte III)
Wakefield Express – dir. Lindsay Anderson (30’)
Tempo bom – dir. Claude Goretta e Alain Tanner (17’)
A rua canta – dir. N. Mclsaac, J.T.R. Ritchie (30’)
Todos os dias menos no Natal – dir. Lindsay Anderson (39’)
By Matheus Marco.
matheusmarco@brrun.com
[Pics: ©advertisement.]