Cecile Coulot abriu o ciclo de palestras do Pense Moda
A primeira palestra da noite foi de Cecile Coulot, gerente de coleções de acessórios femininos da Lanvin. Cecile falou de maneira apaixonada sobre a marca e de sua admiração por Alber Elbaz. Dissertou brevemente sobre a história da maison e das peculiaridades que a distinguem das outras casas parisienses.
Lanvin S/S 12
Lanvin S/S 12
Lanvin S/S 12
“Para a Lanvin a identidade, o dna, o espírito e o bom humor é o que merece ser preservado, mantido e renovado. Fazemos por que é divertido”, disse ela finalmente e nós concordamos em gênero, número e grau.
Sebastian Orth diverge dessa opinião. Para ele, o atraso do Brasil na produção de imagens de moda está justamente nesse movimento de reinterpretação de coisas que já foram feitas. Polêmico, ele defende que brasileiros parem de buscar referencias no passado e comecem a criar coisas novas, nunca antes vistas. Bob, Paulo e Flávia, rebatem seu argumento dizendo que só é possível haver criações inovadoras à partir do momento que há um conhecimento do que já foi feito. Nós acreditamos que ambos estão com a razão, mas é fato a influência da colonização estrangeira em nossa cultura desde os primórdios de nosso processo civilizatório.
“Contamos muita mentira na fotografia de moda. Prendemos a saia muito larga com um alfinete, por exemplo. Esses truques não são possíveis no filme. Todo o artesanato da fotografia de moda é pensado para ser fragmentado, inclusive a modelo, que não está preparada para atuar, mas sim para fotografar” afirma Wolfenson em seu argumento limitador, pois nós do BRRUN.COM acreditamos que a fotografia de moda sempre inspirou personas (como não atuar?) e os filmes de moda são nada mais que uma evolução do editorial impresso, se pautam pela não-linearidade e os truques também são adaptáveis, ou na melhor das hipotéses o figurino é feito especialmente para o filme.
Graziela Perez, diretora de arte da revista Mag!, afirma que a estética de moda é efêmera. “Queremos aquilo para aquele momento. É obrigação do fotógrafo entender o que o mercado quer e se educar em relação a isso; estar aberto às mudanças e saber adaptar seu estilo próprio a elas”, endossa. Questionada sobre o estágio no qual se encontra a criação de moda no Brasil, Graziela admite a imaturidade do país no assunto, pois “a busca e a formação da identidade é um processo longo. O mercado é recente no Brasil, temos poucas publicações que tratam do tema. A Mag! diferencia-se das outras revistas porque damos uma liberdade maior de criação para nossos fotógrafos. Não ficamos presos a um padrão de editorial importado da Europa, tampouco nos preocupamos unicamente com a tendência da vez ou o perfil de nosso leitor. Acreditamos no processo criativo por trás do editorial e nessa construção da narrativa fragmentada” .
Tavinho Costa, fotógrafo e cineasta, defende que a tecnologia deve ser usada a favor do fotógrafo, para que se transmita a mensagem de forma mais eficiente. No entanto, o trabalho do fotógrafo deve ser reconhecido no processo criativo, afinal de contas “temos que instigar e provocar quem vê a imagem para que ela vire alguma coisa”, conclui.
Apesar de divergirem em inúmeros pontos, os participantes da mesa inaugural do Pense Moda, concordam com o seguinte: o fotógrafo acumula duas funções, a de fotógrafo e diretor. Talvez o filme, que vem com a divisão de tarefas definidas entre diretor de cena e de fotografia seja mais uma lição a ser aprendida pela moda. Não basta apenas apertar o botão. Há o olhar de quem cria a imagem, o enquadramento correto, a luz e a harmonia alcançada entre os elementos que a compõe.
Trabalho em equipe define, como fazemos no BRRUN.COM.
Hoje (05/10) o Pense Moda continua com “A Nova Força de Consumo da Classe C”, mesa redonda com Celso Loducca, Rony Rodrigues, Humberto de Biase e André Torreta. Num segundo momento sabatina com Alexandre Herchcovitch e mediação de Erika Palomino. E logo após o break a palestra tão esperada de Arianne Phillips, uma das figurinistas mais importantes e reconhecidas da industria do cinema, que já assinou o styling de estrelas do pop como Madonna, Lenny Kravitz e Justin Timberlake.
Texto: Felipe Hickiman e Ligia Cristaldi
Edição: Bruno Capasso e Paulo Raic
Fotos: Ligia Cristaldi © Copyright 2011 – BRRUN.COM