(Clique nas imagens para aumentar/Click images to zoom.)
Estréia nesta sexta-feira, 10 de junho, nos Estados Unidos o tão aguardado ‘Super 8’, o até então projeto sci-fi misterioso escrito e dirigido por J.J. Abrams e produzido por Steven Spielberg. Depois de interessantes virais produzidos por David Baronoff, alguns teasers e especulações diversas finalmente poderemos ter uma idéia daquele que promete ser o grande lançamento da safra do verão americano.
Em sua concepção estilística o filme procura resgatar um certo clima daquelas produções oitentistas de aventura juvenil que fez parte da infância e adolescência de muitos de nós, seja no próprio cinema ou nas nostálgicas exibições a tarde na tevê, com um pouco mais de mistério conspiracional e thriller de suspense. Esta aproximação se torna ainda mais especial levando em conta a presença do logo da Amblim Entertainment, produtora de Spielberg com Kathleen Kennedy e Frank Marshall fundada em 1981. É impossível não reconhecer de longe a imagem que alude ao clássico ‘E.T.’ do próprio Spileberg e a todos os outros filmes pertencentes a esta linha. Segundo Abrams ter a marca da Amblin e mais ainda a presença de Steven como produtor deu a ele uma enorme liberdade para retrabalhar sem culpa todo este universo que fez parte de seu imaginário infantil e que poderia em outro contexto se tornar tão caro a ‘Super 8’. Dessa forma não corre o risco de cair numa mera apropriação exterior dos elementos, tendo assim a oportunidade de reafirmar uma espécie de DNA de tais filmes para uma geração que não os conheceu efetivamente. Só para citar alguns exemplos produzidos pela Amblin temos naturalmente o próprio ‘E.T’, ‘Os Goonies’, ‘Gremlins’ e ‘De Volta para o Futuro’.
Com um orçamento discreto de 45 milhões de dólares ‘Super 8’ partiu da vontade de realizar dois filmes distintos. Um deles seria a história de um grupo de adolescentes que capturam o mundo a partir de uma câmera de super 8 e o outro seria um filme de terror setentista sobre o transporte secreto de alienígenas, através do governo americano, para outras regiões do país. A junção exata disso pode ser descrita como realmente o que o filme se tornou.
A história se passa no verão de 1979 em uma cidade de tradição industrial situada no estado de Ohio. É neste cenário habitual do interior americano que um grupo de seis garotos tem a idéia de realizar com uma câmera de super 8 um filme de zumbis próximo a uma ferrovia. Numa determinada noite enquanto filmavam uma das tomadas o que eles não esperavam é que acabariam por presenciar um terrível acidente envolvendo uma carreta com um trem de carga, tudo registrado pela câmera que dá título ao filme.
Desta colisão sai algo aparentemente não humano deixando todos muito intrigados juntando à presença misteriosa do exército procurando de todo modo encobrir os fatos. Passado o ocorrido através do material filmado os jovens então começam a desconfiar que o violento acidente não passou na verdade de um evento planejado. É então que outros acontecimentos misteriosos começam a acontecer como desaparecimentos e mais pessoas parecendo querer esconder uma verdade ainda maior.
O filme possui no elenco Kyle Chandler, a nova queridinha do momento Elle Fanning, Ron Eldard, Noah Emmerich, Joel Courtney, Riley Griffiths, Ryan Lee, Zach Mills e Gabriel Basso. A estréia no Brasil está prevista apenas para 12 de agosto.