Luzinterruptus é um grupo de artistas anônimos que realiza intervenções urbanas em espaços públicos. A luz é utilizada como matéria prima e a noite como tela. Os dois componentes principais que dão vida ao trabalho da equipe vêm de áreas como a arte e fotografia.
Começaram a agir nas ruas de Madrid no final de 2008, com a simples idéia de colocar um ponto luminoso focando os principais problemas das cidades e que passam despercebidos pelas autoridades e cidadãos.
Mas tudo o que fazem não tem uma finalidade subversiva. Às vezes eles querem apenas embelezar, ou realçar lugares anônimos ou cantos que parecem especiais ou objetos aos quais pensamos ter um valor artístico.
Um dos seus trabalhos recentes, o “Radioactivity controls”, foi criado durante o Festival Dockville Hamburgo, para tentar trazer a preocupação de que estamos sofrendo com os vazamentos de radiação no Japão e também, a fragilidade dos sistemas de segurança nuclear.
Com um exército de 100 figuras radioativas misteriosamente iluminadas, Luzinterruptus conseguem simular, para o festival, uma vida sob constante ameaça de fuga nuclear.
DANILO LISIK
danilolisik@brrun.com
Fotos: Divulgação