Leandro Dário faz sua primeira exposição individual

“Empresto aos meus desenhos minhas memórias” by Leando Dário

“Empresto aos meus desenhos minhas memórias”, é a primeira exposição individual do nosso querido Leandro Dário.

Em suas criações, Leandro Dário direciona o foco para o encontro na representação antropomorfa (homem x animal). Abre, assim, um canal para dialogar com questões, como orientação sexual, convivência em grupo, formação de inteligência emocional, tecnologia e construção de identidade. Essas questões, sob a visão do artista, ganham leitura contemporânea, de plena sensibilidade.

A exposição “empresto aos meus desenhos minhas memórias” reúne uma série de 10 desenhos digitais em sua primeira empreitada no mercado da arte contemporânea. “Os desenhos são uma forma de representação do respeito que o convívio entre humanos e animais exige. Pretendo despertar a atenção do público para esse diálogo”, comenta o artista.

As obras “As Meninas” e “La petite famille française”, desenhos digitais impressos e com molduras antigas de imbuia e bronze, despertam curiosidade sobre a ficção que envolve as figuras de cães e gatos trajados como humanos, com olhares expressivos e enigmáticos, como as tradicionais fotografias de famílias. Para o artista que, desde a infância, sempre teve fascínio por animais de estimação, as obras simbolizam as relações familiares.

"As Meninas" by Leandro Dário “La petite famille française” by Leandro Dário

 

A obra “Em sociedade” é um dos destaques da exposição. Nela, um cão trajado como uma criança, com camiseta rosa, atravessa a rua em pé e na faixa de pedestres, guiado por uma coleira. Para Dário, a obra representa a interação com as questões sociais relacionadas à aceitação das diferenças. Já na obra “Ensino fundamental”, o artista discute questões relacionadas à violência e ao preconceito, presentes na convivência entre os jovens. “Esta obra evidencia a questão do bullying, tanto como forma de violência física quanto psicológica”, comenta. Ambas também contam com características referentes ao processo de descobertas que acontece durante a transição entre infância e adolescência.

“Em sociedade” by Leandro Dário “Ensino fundamental” by Leandro Dário

 

Leandro Dário é formado em Administração de Empresas na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Trabalhou no mercado publicitário, na área de criação e planejamento de estratégias de comunicação digital. Também se dedicou a cursos das áreas de arte e moda. Hoje, cursa pós-graduação em História da Arte na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).

Com referências de moda e ilustração, o artista utiliza animais como personagens em suas obras. Leandro busca exprimir a forte influência desses animais dentro do ambiente familiar e a importância que esse convívio exerce sobre os seres humanos.

Leandro Dário na Junior de fevereiro

Ainda em 2012, o artista lança um projeto envolvendo ilustração de moda em parceria com a marca de camisetas Royaltee, dirigida por Alice Goldfarb. Em maio, Leandro Dário participará do projeto “queira.me/NA PAREDE”, com uma exposição individual em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Leandro Dário também foi convidado para a nossa BRRUNzine #03. Onde transformou as roupas da temporada de verão 2012 da semana de moda de Paris em personagens. E você confere em breve aqui no BRRUN.COM e na exposição, que abrirá dia 31 de março de 2012, na galeria AVA.

INFO:
Abertura: 31 de março de 2012, das 11h às 17h
Até  02 a 28 de abril de 2012
De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados das 10h às 17h
AVA  Galeria, Rua Mateus Grou, 513-A, Pinheiros – São Paulo
(11) 3031-2181
ava@avaonline.com.br
www.avaonline.com.br

“Empresto aos meus desenhos minhas memórias” by Leando Dário

TEAM BRRUN
contact@brrun.com

Fotos: Divulgação