BRRUN | 32º Panorama da Arte Brasileira “Itinerários, itinerâncias” MAM

O MAM (SP) realiza até o dia 18 de dezembro de 2011 a exposição “Itinerários Itinerânciaa”, que faz parte do 32º Panorama da Arte Brasileira.

A ideia de utilizar esse tema é discutir a efemeridade do tempo. De como tudo se transporta tão rápido, e como as pessoas podem acompanhar esse processo. O nome veio da percepção dos curadores Cauê Alves e Cristiana Tejo de alguns aspectos da realidade artística atual. Pois hoje em dia o sistema de locomoção é tão complicado e atrasado, que na maioria das vezes permanecemos mais tempo no trajeto do que nas cidades aonde vivemos.

Logo, as obras abordam esse tema: como apresentar arte de uma maneira que o local e o tempo sejam inerentes a arte. Obras mutantes e que conseguem quebrar a barreira do tempo. A exposição não ocupa apenas os espaços de exibição, mas também toda a estrutura do MAM.

O universo brasileiro também foi bem explorado na maioria das obras. A pobreza, a falta de tempo, os meios de locomoção alternativos fazem parte da mostra.

Brincar com a percepção de tempo e espaço funcionou muito bem em muitas das obras expostas. Detalhe para uma obra que brinca com a percepção do tato. Você pode calçar alguns dos sapatos expostos e cada um deles lhe trará uma sensação diferente: seja um barulho de chocalho, andar sobre molas ou brincar com bolinhas de gude.

Outro detalhe presente na exposição é o uso do videoart, como no caso de uma obra, onde você pode interagir ao sentar numa perua e observar a paisagem matogrossense e ouvir ao bom som de viola.

Vale conferir esse trabalho de experimentação, e se envolver nessa constante perda de percepção do nosso tão precioso tempo.

MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3
(011) 5085-1300
De terça a domingo, das 10h às 17h30 – R$ 5,50
Grátis para sócios do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos.
Aos domingos a entrada é gratuita para todos
Até 18 de dezembro.

Texto: Pérola Daibem & Aline Pires
Fotos: Pérola Daibem © Copyright 2011 – BRRUN.COM