ASVOFF – A Shaded View Of Fashion Film

VIRTUOSISMO EM MOVIMENTO

ASVOFF ’11


Começa hoje 7 de outubro e segue até o dia 9 no prestigiado Centre Pompidou em Paris mais uma edição do ‘A Shaded View Of Fashion Film’ (ASVOFF), o festival anual de filmes de moda realizado pela visionária Diane Pernet.

Criado em 2006 quando ainda se chamava ‘You Wear It Well’ o festival vem crescendo e amadurecendo a cada edição tornando-se o espaço atual mais privilegiado não apenas para a futura tendência imagética da moda como do próprio meio audiovisual.

Isso se deve a infinita possibilidade representativa e sensorial presente nesses filmes que expandem exponencialmente toda a força visual presente nas fotografias de moda ao se fundirem com o poder presente no cinema (avant garde ou não) e na vídeo arte. Dessa forma os fashion films conseguem dinamitar os limites narrativos e dramatúrgicos pré-estabelecidos ampliando de maneira inimaginável todos os recursos técnicos e estéticos da linguagem audiovisual.

ASVOFF ’09

O resultado são filmes extremamente inspiradores aos sentidos, formalmente poderosos e inegavelmente potentes à percepção fazendo com que a imagem de (e da) moda possa incidir ainda mais forte e culturalmente nas pessoas. A isso se deve sua evolução conceitual adquirindo uma maior capacidade de sedução e magia que vai além da própria roupa, produzindo uma espécie de bomba sensorial inexplicável a própria racionalização do que é visto.

O vestuário e o corpo, rosto desses sujeitos em pose, ações ou inércias não se isolam a uma bidimensionalidade silenciosa. Em tempo de tablets e um novo agenciamento e visualizações das relações e imagens os filmes de moda se tornam o sintoma e a consagração daquilo que há de mais atual na produção experimental de imagens e sons. Luz, cores, ruídos, formas, linhas, texturas que se movimentam em direção a um efeito plástico particular.

Segundo Diane os fashion films surgiram de uma real necessidade de respiro e vida para um antigo meio estático e antigo de visualização da moda fazendo com que este meio pudesse através do movimento e da magia do cinema se atualizar e se tornar mais poderoso, ainda mais com a crescente revolução digital e as novas formas de se produzir conteúdos e imagens.

ASVOFF ’10

A idéia seria proporcionar uma plataforma de exibição e discussão que desenvolvesse e difundisse a realização dessas obras numa indústria que movimenta anualmente bilhões de dólares e proporcionando ainda mais sua capacidade artística, sua atmosfera e empatia visual.

É importante diferenciar a idéia de um fashion film para qualquer outro filme de moda que apenas se propõe a mostrar poses e roupas dentro de um registro com a câmera, ou como diria Diane apenas “fashion shoots with movement”. Seria inclusive este um dos critérios de exclusão do festival para os materiais recebidos.

Um fashion film incluso no festival precisa ter a presença de moda objetivamente explícita, porém indo além fazendo com que o modelo (ou em alguns casos não necessariamente um no sentido idílico e habitual do termo), beleza, sendo se direção, utilização da fotografia e recursos sonoros e inclusive narratividade, maleável, suspensa, mas em muitos ainda assim presente chamassem atenção para um material que surpreendesse seja pelo choque, humor ou criatividade.

Para Diane a origem do fashion film pode muito bem ser atribuída ao filme ‘Who Are You Polly Magoo’, de William Klein ainda nos anos sessenta. Ela ainda considera os filmes do diretor Rainer Werners Fassbinder como materiais que já flertavam e incidiam aquilo que poderia estar presente em muitos dos filmes de moda que ela tanto admira como as campanhas de Jean Luc Godard para a Marithé + François Girbaud e a de Kenneth Anger para a Missoni.

Ainda antes da criação do festival podemos encontrar manifestações do mesmo tipo nos trabalhos de Richard Avedon, Helmut Newton e Serge Lutins em campanhas nos anos setenta e claro os filmes de Guy Bourdin. Há ainda na década seguinte o que o vídeo clipe proporcionaria como os trabalhos de Bruce Weber para a dupla inglesa Pet Shop Boys. Aliás, além de fashion films o ASVOFF exibe clipes como quando exibiu o incrível vídeo de Martin de Thurrah para ‘When I Grow Up’, de Fever Ray.

Atualmente se destacariam os trabalhos realizados por Nick Knight e o SHOWstudio, naturalmente o já citado Bruce Weber, Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, Steven Klein, Erwin Olaf, Steven Meisel, Ellen Von Unwerth, Jason Last e Sam Scott Schiavo.

Os filmes de moda estão e estarão felizmente cada vez mais presentes fazendo como bem mostra, por exemplo, Gareth Pugh que inclusive já chegou a apresentar um fashion film como um desfile (F/W 09) e não apenas enquanto exibição multimídia de sua coleção, chegando a dizer em entrevista feita no Brasil na época do Fashion Rio o quanto esta realidade é cada vez mais importante e poderosa.

As categorias e prêmios que os filmes inscritos concorrem são: ASVOFF Grand Prix, Best Art Direction, Best Soundtrack, Best Actor, Best Styling, Beauty Prize (conferido por Shu Uemura), Young Talent Prize (conferido pelo Portal+Zekka) e o prêmio The Corner.

Confira a programação completa clicando aqui.

Nesta edição será exibido, por exemplo, o incrível filme ‘The Murder of Jean Seberg’, de Joseph Lally.

Confira mais alguns videos desta edição:


Abaixo alguns filmes exibidos em edições anteriores.

Diane Pernet, muito obrigado.

TEXTO: MATHEUS MARCO
matheusmarco@brrun.com

EDIÇÃO: BRUNO CAPASSO
brunocapasso@brrun.com

Fotos: Divulgação