Tudo que é sólido desmancha na passarela…

Paris, 27 de fevereiro de 2007, a modelo russa Sasha Pivovarova surge na passarela da Semana de Moda da capital francesa, com um sapato preto pesado, meia calça cinza e sobrancelhas brancas. Contrastes com o vestido colorido, inspirado no keffiyeh (lenço árabe). Críticos de moda e jornalistas decretam em uníssono: É o novo multiétnico! Pretensioso e paradoxal, o estilista Nicolas Ghesquière a frente da Balenciaga faz jus à engrenagem que mantém a moda como a atual ciência do sonho. Antecipação de uma “revolução árabe” – com pitada francesa e mercantilista – no plano do imagético e do simbólico.

Na concepção da esquerda marxista, o termo revolução está intrinsecamente relacionado com a tomada de poder, com a mudança estrutural do sistema, seja na ordem social, econômica, cultural e dos costumes. É antes de tudo, a troca da classe social que comanda o país. No pensamento leninista, uma revolução só ocorre quando duas forças coexistem: as objetivas e as subjetivas. A primeira nasce das questões relacionadas à materialidade da vida das pessoas, e a última possui uma irmandade direta com a necessidade de uma liderança política, capaz de causar a “consciência nas massas”. Para o sociólogo francês Alain Touraine, a subjetivação é: a construção, por parte do indivíduo ou do grupo, de si mesmo como sujeito. Nos novos movimentos sociais – aqueles que, além de vinculados a dialética da luta de classes, constituem recentes fronteiras e novas construções históricas dos direitos fundamentais e humanos – a subjetivação pode ocorrer no contato com outros sujeitos, por meio de intervenções de mediadores, práticas educativas e lúdicas.


Balenciaga F/W 07.


E se, por “ousadia”, acrescentarmos à lógica de Lênin e Touraine, o papel fundamental da cultura e do simbólico nas construções de ideias e conceitos nas revoluções? E ainda, a moda, esse aspecto cultural recente, não como força final, mas como arquitetura dos corpos ansiosos por liberdades, que subvertem a ordem do dia, e se apropriam de suas imagens nas passarelas, para emblematizar desejos? Basta recuarmos no tempo e perceberemos essas significações. Se os Provos – movimento de contracultura holandesa conduzido por Robert-Jasper Grootveld – tiveram como signo de seu levante uma bicicleta branca, os estudantes e intelectuais franceses do maio de 1968 provocaram o desfilar de imagens poéticas no movimento hippie da década de 70.

Não cabe aqui tratar a moda como um fenômeno menor. Aspecto principal da cultura ocidental, a moda é genial, justamente por ser política. É a última instância das forças produtivas apontadas por Marx. O discurso político passa da palavra à imagem. Se pensarmos na pólis grega, destoaremos para a nova pólis contemporânea da sociedade do espetáculo. Nunca abandonamos a Grécia que há entre nós. Somos gregos, por outras vias.

No aspecto discursivo, o keffiyeh “surge” na recente Primavera Árabe, quando o jovem Mohamed Bouazizi, um vendedor de frutas ambulante, inconformado com o fato de a polícia corrupta cobrar-lhe propinas, decidiu atear fogo no próprio corpo em frente ao palácio do Governo de Mubarak. Não que este elemento do povo do Oriente Médio não estivesse lá, e não fosse considerado um símbolo, mas ganha notoriedade após o uso exaustivo durante quatro anos por jovens de todas as idades, que combinavam essa “peça-resistência” com artigos de luxo. Despolitização e deslocação semântica da indumentária.


Provos.
Provocação explicita à estupidificação do consumo: ativistas e militantes do dia 28 de maio deste ano, motivados pelas insurreições árabes, aprenderam a lição de casa da sociedade de imagem. Na “Marcha da Liberdade”, na Avenida Paulista, flores, cabelos ao vento, cartazes de protestos, sons e tambores brasileiros perdiam-se na quantidade de garotos que se apropriaram do lenço árabe, em uma tentativa de ressignificação política ou redimensionamento das lutas populares. É como se uma peça do guarda-roupa cultural ligasse os desejos pelas liberdades coletivas e individuais.

Por ironia, às vezes a moda nos surpreende com esse aspecto informal político, por mais que não seja essa a intenção do estilista ou da marca. Muitas vezes, esse mesmo discurso recai no desmerecimento dos fatos históricos, desprezando-os ou aniquilando-os a serviço do consumismo. Ghesquière ao colocar em sua passarela o significativo, desejava mostrar não apenas a importância da discussão étnica no cenário da globalização, mas também pedir, solicitar e apontar atenção para dois fatos que se confirmariam anos depois: a crescente onda de xenofobia, partilhada por partidos e políticos da extrema-direita, e em como a França, império de alguns países árabes como a Tunísia, sentia-se desconfortável em dividir os seus espaços públicos com imigrantes de origem árabe.


Símbolo da Resistência.

Marcha da Liberdade em SP.

Em outros momentos, estilistas buscam na palavra liberdade – recorrência frequente nas coleções – uma justificativa para incidirem em erros e caricaturas do próprio significado da palavra-conceito, ou simplesmente para espetacularizarem o visível. Na última Semana de Moda de São Paulo (SPFW), a marca carioca Reserva, apresentou a sua proposta de Verão 2012 sob a égide moralizante do tema “Cuba Libre?”.  Segundo o site FFW, “A performance montada pela Reserva, em que atores  com roupa militar e nariz de palhaço, enrolam charutos sistematicamente, quase passa dos limites de “sátira ao conceito da ditadura” para a tiração de sarro, mas foi uma maneira de mostrar, junto à coleção, o que Cuba tem de melhor e de pior”.

Não vou fazer críticas ao desfile, mas ao discurso que a misancene provocou, ou deixou de provocar. Em primeira instância, não há nada revolucionário em apontar os fatos apenas pela via do senso comum. Menor ainda é considerar subversivo “algo isolado”, deslocando a realidade social, em detrimento de fatos econômicos.

Para tentar entender Cuba é preciso fazer uma viagem ao tempo. O ponto é 1901, um ano antes de sua “Proclamação da República”, quando o governo norte-americano propõe a Emenda Platt, no intuito de intervir nos assuntos internos do país, bloqueando assim, um dos aspectos mais importante do conceito de Democracia: a soberania. De 1934 a 1958, o ditador capitaneado pelos EUA, Fulgêncio Batista transformou o país na “ilha dos prazeres”, ou quintal do império norte-americano. Em decorrência deste fato, um enorme índice de desemprego, o aumento do analfabetismo, do mercado informal, do uso da violência, e a negação de direitos fundamentais e humanos, como o acesso à educação, à saúde, à cultura, etc.

Neste cenário, um grupo de guerrilheiros, entre eles os irmãos Raul e Fidel Castro e o líder revolucionário Che Guevara, ainda sem a intenção de instaurar o Comunismo na ilha, mas apenas libertar o povo cubano e devolver-lhe a soberania, declarou “guerra” ao exército de Batista. Era 26 de julho de 1953, um domingo de carnaval. Após seis anos de resistência, o grupo finalmente conquistou a simpatia popular. Com a derrota de Batista, instalou-se no país um verdadeiro clima de reconstrução nacional. Foi só na década de 60 que Cuba decretou-se oficialmente um regime Comunista.  Neste período, Che Guevara mudou-se para a Bolívia, no intuito de continuar a sua sonhada missão de libertação do povo latino americano, vitimados pela miséria e pelo sentimento de colonialismo, impostos nos séculos XVI e XVII pela Europa, e continuado no silêncio após a Segunda Grande Guerra pelos Estados Unidos. Morreu jovem, em uma emboscada armada pelas tropas bolivianas.

Durante os 50 anos pós-revolução, Cuba presenciou uma transformação. Seu sistema de saúde é um dos mais avançados do mundo, conforme apontou a OMS (Organização Mundial de Saúde); a expectativa de vida (78) equipara-se à norte-americana e ultrapassa a brasileira (72 anos); a mortalidade infantil constrange a Americana: 7 para cada 1.000 nascimentos, e o índice de analfabetismo é menor que o dos EUA. Em Cuba 0,2% e no país do norte da América 1%.

Apesar de “fracassos” no campo dos direitos humanos, da “liberdade” de expressão e individual, Cuba possui o mérito de manter-se isolada em um mundo que “assistiu” a derrocada da URSS e do Muro de Berlim, proporcionando a manutenção e a garantia de direitos fundamentais. Direitos estes, que muitas vezes são negados em países de políticas progressistas e neoliberais, como o próprio EUA. Com a chegada do irmão Raul Castro ao poder em 24 de fevereiro de 2008, presenciamos a necessidade de uma mudança em relação às questões das individualidades. Esta semana, Cuba aprovou a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), para os direitos LGBT e de combate à homofobia. Vale ressaltar ainda, conforme já escreveu esta coluna, o papel que a ilha desempenhou para que governos socialistas chegassem ao poder na América Latina, destruindo as décadas de exploração yankee e européia.


Che Guevara.
No caminho oposto, os árabes e suas recentes revoluções. Dos 22 países da região temos a presença de governos longevos: monarquias absolutistas ou ditaduras disfarçadas de democracias. Eleições fraudulentas são feitas para tentar legitimar ditadores amigos dos EUA. Garantias: fluxo de petróleo à América do Norte, já que os países árabes detêm 685,11 bilhões de barris (50,81% do consumo mundial); a passagem de navios petroleiros pelo Canal de Suez e Estreito de Ormuz, e o mais importante a não intervenção de alguns países árabes na questão palestina.  Não se trata, portanto, de uma guerra religiosa, como tem pregado os EUA, mas de uma questão meramente política, territorial, colonial, por recursos energéticos e hídricos.

Notamos que a reivindicação do regime formal da liberdade, como tem se posicionado os ideólogos e defensores das liberdades capitalistas, no caso de Cuba, aproxima-se da falácia do discurso norte-americano, imperialista, e neoliberal, que desde a crise de 2005/2006, ou melhor, em 11 de setembro de 2001, mostrou-se um verdadeiro fracasso.  Não é à toa que, populações mundiais têm lutado por uma Democracia Participativa e o Estado de Direito, não em nome de uma sociedade baseada nos moldes norte-americanos pela via da imposição, mas inspiradas em um novo modelo de socialismo, mais justo, humano, igualitário e soberano.

Imperceptivelmente, Nicolas Ghesquière em 2007 usou as armas do inimigo, e foi para a “rua”. Em uma sociedade manipulada pela mass media, pela ausência de espírito crítico e pelo pensamento único, antecipou os desejos dos manifestantes ao redor do mundo, sob a luz da simbologia.  Em uma constante, os jovens árabes, os europeus, e os latinos americanos reconstroem o pensamento do teórico socialista francês do século XIX, Pierre-Joseph Proudhon, que ao preconizar igualdade e a liberdade, como sinônimos de solidariedade – o encontro de uma relação de semelhantes -, em oposição ao individualismo da concepção burguesa, coloca novamente em choque e dissolve a “liberdade” proferida pelos opressores. Enquanto a moda se ocupa da política imagética, e se despede com a entrada da última modelo nas passarelas, as ruas, e não as suposições dinamitam a frase de que no capitalismo atual “tudo que é sólido se desmancha no ar”, ou termina no último aplauso, durante o cair de luz na passarela.

Ponto de Vista: “Urgência das Ruas – Black Block, Reclaim the streets e os dias de ação global”, de Ned Ludd (organizador), Coleção Baderna, Conrad Editora (www.conradeditora.com.br).

Brunno Almeida Maia
brunnoalmeida@brrun.com

[Pics: ©advertisement.]